segunda-feira, 3 de junho de 2013

Vaga - Vagalume -Vaga


Fui alfabetizada, acredito que como a maioria da minha geração, através da cartilha 'Caminho Suave', quantas emoções...., mas o que considero ter sido meu contato direto com a 'leitura e escrita' ocorreu aos 9 anos, então já na 5ª série ginasial, o primeiro livro'O caso da borboleta Atíria', pois nessa época tinhamos que ler pelo menos dois livros por bimestre, indicados pelo professor de português e havia uma cobrança dessa leitura em forma de 'prova', o que para muitos era terrível, mas a mim  foi uma descoberta maravilhosa, como eu 'vivi' cada um desses 'romances/aventuras', me tornava aquele 'personagem-extra', aquele que tudo sabia, mas não podia participar diretamente, apenas ficar na torcida por um deles.
Acho que até a conclusão da 8ª série já havíamos lido aproximadamente 12 romances e todos da famosa  'Coleção Vagalume' , tais como: O escaravelho do diabo, A ilha perdida, Éramos seis, O feijão e o sonho, entre outros. 
E como 'recordar é viver',vamos lá.....rs*



Nesse período morava próxima a Biblioteca Municipal, onde rapidamente fiz minha 'carteirinha de sócia' e nunca mais deixei de sentir o prazer em ler.    
E o mais importante foi participar e assistir o 'ciclo' se repetindo com meus filhos, só que num outro momento da 'Educação', onde não existiu a 'prova', mas indicações de livros dadas pelos professores e sempre procurei presenteá-los com  os mesmos  (não em datas especias) a qualquer momento.
Hoje esse 'ciclo' se perpetua, agora através de minha 'netinha' (13 anos), assisto minha filha a 'presenteando' com 'romances' e pedindo para que ela nos conte a  história, fico encantada! 


Regina E. T. C. Campeão

Nenhum comentário:

Postar um comentário